A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado foi construída no biénio de 1983/85. Entrou em funcionamento no dia 7 de novembro de 1983. Nesta altura, ainda não funcionava o pavilhão gimno-desportivo , o que só se verificou no ano letivo de 1985/86.
A Escola foi inaugurada pelo Ministro do Equipamento Social, Arquiteto Rosado Correia, a 9 de dezembro de 1983. Este estabelecimento de ensino nasce com o propósito de facilitar o acesso ao ensino a alunos que anteriormente se deslocavam para escolas de Famalicão e Guimarães.
A necessária abertura da escola à comunidade não poderá ter melhor canal de ligação.
A Escola iniciou o seu funcionamento com apenas 260 alunos, sendo grande parte das turmas do 7.º ano de escolaridade , não existindo ainda o Ensino Complementar, hoje designado de Secundário . Contava com um corpo docente constituído por 26 professores e um quadro de 8 de funcionários assim distribuídos: 2 administrativos e 6 auxiliares de ação educativa.
A atribuição de um patrono à Escola Secundária de Joane prende-se, antes de mais, com a necessidade de a tonar menos impessoal e permitir a toda a comunidade escolar uma maior identificação com o seu estabelecimento de ensino. A escolha de um possível patrono para a nossa Escola surge de entre vários nomes, realçando-se à partida o do Padre Benjamim Salgado.