Comemoração do Dia Mundial do Animal no AEPBS

Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada.

(Anatole France)

No passado dia 4 de outubro comemorou-se o Dia Mundial do Animal. A data foi escolhida durante uma convenção de ecologistas em Florença e pretendeu homenagear São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

Sensibilizadas por esta temática, as alunas do grupo de PAP Promoção da Saúde do 3º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, em colaboração com o Clube + Saúde do AEPBS, celebraram este dia com o objetivo de alertar para a enorme quantidade de animais que são vítimas da violência e do abandono por parte dos seres humanos. Infelizmente, para muitos, ainda é incompreensível que os animais apesar das suas diferenças no corpo (e na forma de comunicar) tenham, efetivamente, capacidade de sentir fome, frio, dor, necessidade de procurar segurança e o amor.

Por acreditarem que a criança que sofre e que se indigna diante dos maus tratos infligidos aos animais, será boa e generosa com os homens, e que a sensibilização para os maus-tratos e para o abandono dos animais deve começar o quanto antes (de preferência em casa) estendendo-se, posteriormente, para a Escola, onde se devem reforçar estes valores morais.

Assim, na tarde deste dia, os alunos das turmas 5º A, B e D da Escola Básica Bernardino Machado tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra onde estes temas foram debatidos. Esta iniciativa contou com a presença da médica veterinária Dr. ª Patrícia Araújo da Clínica Veterinária de Famalicão que, com a colaboração da sua cadela Nala, explicou aos alunos o que estes devem fazer no caso de presenciarem uma situação de maus‑tratos ou de abandono a animais.


Email