16.ª edição do concurso Juvenes Translatores

Decorreu com sucesso, no dia 24 de novembro, a 16ª edição do concurso Juvenes Translatores, que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia, bem como o seu apreço por línguas estrangeiras.
2022 é o Ano Europeu da Juventude e com o Concurso Juvenes Translatores/Jovens Tradutores e pretende-se promover o multilinguismo, reunindo em linha jovens de diferentes países que gostam de línguas estrangeiras, inspirando-os numa forma de superar as barreiras entre as pessoas e as culturas, dado que a capacidade de comunicarmos uns com os outros e a compreensão mútua, independentemente das nossas diferenças, são essenciais para a UE florescer.
A pergunta que cada tradutor deve fazer a si próprio é: «Como posso transmitir a mensagem do texto original?» Uma boa tradução deve ter o mesmo efeito no leitor que o texto original.
A Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia organiza o Concurso Jovens Tradutores / Juvenes Translatores, desde 2007, um concurso de tradução, em linha, dirigido às escolas secundárias dos 27 países da União Europeia. O número de escolas de cada país selecionadas corresponde ao número de deputados do país em questão no Parlamento Europeu - Portugal: 21 Escolas! As traduções serão avaliadas por um painel de tradutores e revisores profissionais da Direção-Geral da Tradução, que escolhe a melhor tradução de cada país da UE. Todos os participantes receberão um Certificado de Participação, os melhores poderão receber Menções Honrosas e os vencedores serão convidados a participar numa cerimónia de entrega dos prémios, em Bruxelas.

juvenestranslatores02

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.