Nesta sexta-feira, 23, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, esteve no Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado para ministrar uma aula sobre o tema “Alterações Climáticas: um desafio urgente, emergente e exigente”, a uma plateia composta por 198 alunos do 12.º ano.
Segundo o Diretor deste Agrupamento de Escolas, José Moreira, responsável pela abertura da aula/ conferência, tratou-se de uma iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o AEPBS.
Após a apresentação das causas e das consequências do aumento da emissão de gases com efeito de estufa, Mário Passos referiu que, para atingirmos a neutralidade carbónica em 2050, teremos de alterar profundamente a forma como utilizamos a energia e os recursos. “Quero muito que as escolas sejam protagonistas desta mudança”.
Os alunos, que se mantiveram interessados e atentos, apresentaram algumas questões relacionadas com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, em 2017, o Município assumiu o compromisso de cumprir: energias renováveis e acessíveis, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e proteger a vida terrestre.
O Professor Mário Passos, nas respostas que deu aos alunos, mencionou os vários projetos já existentes, como, a ciclovia, a recolha de óleos alimentares usados, a distribuição de Kits fotovoltaicos e a distribuição de árvores de espécies autóctones. Acrescentou que o Município terá uma “Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas” com o objetivo de “acompanhar a política climática em matéria de descarbonização e alterações climáticas”.
No final, os alunos foram convidados a escrever ao Presidente da Câmara indicando o que mais gostam em Famalicão e o que fariam para melhorar o concelho.
A aula terminou com a entrega de uma lembrança ao Presidente da Câmara, por parte do Agrupamento, para perpetuar este momento de partilha e proximidade.